Depois de que o Presidente venezuelano Hugo Chávez reconhecesse o triunfo do "Não" à reforma constitucional no referendum de ontem, o Arcebispo Emérito de Los Teques e Presidente do Concílio Plenário da Venezuela, Dom Ovidio Pérez Morales, expressou que a partir de agora se inicia no país um novo tempo que deve caracterizar-se pelo "encontro", a paz, a esperança e a reconciliação entre todos os venezuelanos.

Um dia depois do referendum se pode dizer que a jornada de ontem "abre um capítulo na história da nação; um capítulo que tem que estar caracterizado pela palavra ‘encontro’. a Venezuela não pode ser a mesma que antes tem que estar marcada fortemente pela busca desse encontro", declarou o Prelado a Unión Radio.

A juízo de Dom Pérez, tal encontro deve permitir "procurar juntos, com as diferenças que existem entre grupos políticos, econômicos e culturais, o progresso e a felicidade deste país".

Deste modo considerou que o "Não" à reforma da Carta Magna expresso pelos cidadãos venezuelanos também significa "um ‘Não’ ao ódio, as desqualificações, às divisões, aos enfrentamentos e agora se transforma em uma afirmação pela paz, a reconciliação por uma grande capacidade de entendimento e reflexão".

Ao comentar que a realização do referendum coincidiu com o primeiro Domingo de Advento, "tempo caracterizado pela esperança", o Arcebispo disse que "tem uma particular ressonância a mensagem dos anjos em Presépio que desejam a paz para os homens de boa vontade. A paz é o que necessita este país".

"As grandes maiorias deste país anseiam construir a Nação em paz, com acordos e harmonia, que fiquem marginados os grupos que pensem em saídas violentas ou retaliações. A paz não é uma atitude de ânimo ou de passividade mas sim do trabalho, de perseverança e compromisso para estabelecer um fundamento firme para o futuro do país", concluiu.