Em um gesto de solidariedade e levando uma mensagem de esperança cristã, o Papa Bento XVI visitou esta manhã o hospital de São João Batista, especializado em terapias de neuro-reabilitação e cuidado de pessoas com lesões cerebrais, ressaltando que os hospitais podem converter-se em "lugares privilegiados onde se testemunha o amor cristão que alimenta a esperança".

Neste centro de saúde da Soberana Ordem Militar de Malta, o Santo Padre presidiu a Missa do Primeiro Domingo de Advento para mais de 350 paroquianos, dezenas de doentes, junto a seus familiares, médicos, enfermeiros e autoridades.

Em sua homilia, o Pontífice assinalou que este tempo litúrgico é um "tempo de espera", "tempo de esperança", esperança cristã a qual dedicou sua segunda Encíclica Spe Salvi.

"Temos necessidade de esperança –pequena e grande– que dia a dia nos mantém no caminho", disse o Papa, recordando que "sem a grande esperança que deve superar todo o resto, esta não basta. Esta grande esperança somente pode ser Deus, que abraça o universo e que pode nos propor e nos dar aquilo que nós sozinhos não podemos alcançar".

O Papa assegurou sua "oração cotidiana" pelos "queridos doentes", e por seus familiares que "compartilham também anseia e esperanças", e os exortou "a encontrar em Jesus apóio e consolo exortando a não perder jamais a confiança".

"Na prova e na enfermidade, Deus nos visita misteriosamente e se abandonarmos a sua vontade podemos experimentar a potência de seu amor. Os hospitais e as casas para idosos precisamente porque estão habitadas por pessoas provadas pela dor, podem-se converter em lugares privilegiados onde se testemunha o amor cristão que alimenta a esperança e suscita propósitos de solidariedade fraterna", disse.

Depois de insistir ao pessoal sanitário à "acolhida afetuosa e qualificada dos pacientes, à tutela de sua dignidade e ao empenho a melhorar sua qualidade de vida", o Papa pediu que "em cada doente, qualquer que este seja, saibam reconhecer e servir ao mesmo Cristo; façam notar com seus gestos e palavras os sinais de seu amor misericordioso".

Ao referir-se a próximo Natal, o Papa disse que "Jesus não se cansa jamais de visitar-nos continuamente nos acontecimentos de cada dia". "Que não aconteça como o ocorrido no tempo de Noé, quando os homens comiam e viviam despreocupadamente e foram pegos pelo dilúvio sem estarem preparados".

Concluída a Eucaristia, Bento XVI visitou algumas seções do centro de saúde, detendo-se especialmente com os pacientes da Unidade do Despertar, para a reabilitação de pacientes que saem de um coma.