Nesta sexta-feira ao meio-dia a Bolívia se uniu no "Minuto de oração" convocado pelo episcopado deste país como parte da campanha de oração "Pela vida e a reconciliação dos bolivianos" ante a situação de conflito social e incerteza imperante depois da aprovação da nova Carta Magna por parte da Assembléia Nacional Constituinte.

Os bispos se reuniram ontem em Cochabamba para participar desta iniciativa que aconteceram nos lares, lugares de trabalho, paróquias, capelas e comunidades religiosas de numerosas cidades do país andino.

O Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana e Bispo de El Alto, Dom Jesús Juárez, invocou pela paz e deixar o ódio, a violência, o rancor e a divisão e pediu para superar o medo e a desconfiança, sanar as feridas do passado, superar as mesquinharias, vencer enganos e injustiças contra os mais pobres e discriminados.

"Conceda-nos a graça de seu perdão, a fim de que possamos nos perdoar os uns aos outros para construir uma Bolívia melhor, por caminhos de reconciliação, justiça, verdade e paz", expressou o prelado, recordando que a necessidade de agradecer, acolher e respeitar o dom da vida e obter o compromisso com a liberdade e justiça pedindo pela reconciliação dos bolivianos.

Por sua parte, o Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari, implorou para que "que a violência cesse em todo o território nacional", reiterando a negativa do episcopado boliviano de colaborar como mediador entre o Governo e os setores opositores.

Em La Paz, a campanha nacional se realizou no átrio da Catedral, enquanto que em Santa Cruz de la Sierra os sinos da catedral repicaram ao meio dia pedindo um minuto de silêncio antes de iniciar a oração pela paz da Bolívia.