O Arcebispo Emérito de Resistência, Dom Carmelo Giaquinta, chamou os paroquianos a orar para que Deus dê às novas autoridades legislativas e executivas o dom de sabedoria, para que possam superar as tentações e exercer a autoridade corretamente.

"A fé nos ensina a orar pelas autoridades civis", afirmou o Prelado, e recordou que a Igreja inculca esta prática na liturgia. Acrescentou que se deve rezar por eles "à margem de que tenhamos dado o voto ou não às autoridades que assumem esse dia", em 10 de dezembro.

Em sua reflexão semanal, o Arcebispo advertiu que "não há autoridade que não provenha de Deus e as que existem foram estabelecidas por ele". Também indicou que se deve "respeitar sinceramente a autoridade e resistir pacificamente seus abusos", estas são, explicou, "atitudes inseparáveis que expressam a conduta democrática do cristão".

Do mesmo modo, Dom Giaquinta afirmou que quem exerce a autoridade deve também cultivar a humildade "para reconhecer os erros e emendar o rumo".

"Os cidadãos necessitam honestidade, para colaborar, obedecer e formular a sã crítica (não a maledicência)", mas advertiu que "se a autoridade pretender suplantar a Deus, resisti-la pacificamente. Como disse o apóstolo Pedro aos senadores judeus: ‘Tem que obedecer a Deus antes que aos homens’".