O Bispo de Teruel e Albarracín, Dom José Manuel Lorca, chamou os paroquianos a recuperar o sentido verdadeiro do Natal, ante o paulatino desaparecimento dos símbolos cristãos e a pretensão de converter esta data em uma festa mais.

"Abram os olhos e comprovem como vão desaparecendo os sinais cristãos do Natal dos tradicionais cartões de felicitação, não se menciona a palavra Natal, felicitam-lhe as ‘festas’ ou o ano novo", alertou o Prelado em sua carta semanal "Não ocultem o Natal".

O Bispo assinalou que "são muitas as seduções de ocultar em Nascimento de Deus" e que se podem verificar no desaparecimento dos sinais natalinos e seu suplantação por "alternativas estranhas, sob pretexto de modernidade". "Em muitos balcões penduram figuras de um senhor maior, com barba branca e um saco nas costas, que não se sabe se entrar ou sai das casas", indicou.

Do mesmo modo, Dom Lorca denunciou que "o mais grave é que lhe estão tirando a dimensão de família, para deixá-la em uma ‘festa’ mais. Tem isto remédio? O que pode fazer seu para unir mais à família?". Por isso, pediu aos pais de família que "quando se aproximar o Natal, se tiverem o costume de adornar a casa, ao menos, que seja com a imagem de Nosso Senhor".

"Rogo-vos encarecidamente a todos quão cristãos recuperem o verdadeiro sentido deste tempo litúrgico, primeiro desejando receber a Jesus e preparando-se bem neste Advento; segundo, participando da Eucaristia dominical e confessando os pecados na celebração do Sacramento da Penitência; terceiro, vivendo estes dias de Advento com austeridade. Aproveitem os padres para dar uma catequese aos filhos e compartilhar com eles a fé", alentou.

A carta completa, em espanhol, se encontra em http://www.diocesisdeteruel.org/12-02-07escrito.html