O jovem compositor uruguaio, Carlos Aznárez, somou a seu repertório de composições de música sacra uma Missa de Exéquias dedicada ao Servo de Deus João Paulo II como comemoração a "uma das figuras mais importantes do século XX e sem dúvida um dos Papas mais carismáticos da história".

O "Réquiem in Memoriam João Paulo II" é a primeira Missa de defuntos dedicada ao Pontífice e consta das partes próprias do Requiem: Introito, Kyrie, Dies Irae, Offertorium, Sanctus, Pie Jesu e Agnus Dei. É "escrita para solistas (soprano, mezzosoprano e tenor), coro e orquestra", assinalou Aznárez.

A obra foi interpretada em duas ocasiões na Catedral de Montevidéu, por Rita Contino, Graciela Lassner e Juan Carlos Valls. Além disso contou com a participação da Orquestra Sinfônica Juvenil do Ministério de Educação e Cultura, e o Coro da escola Nacional Poesia lírica.

Aznárez assegurou que dedicou sua obra a João Paulo II porque representa "a vontade de união entre os homens" pois foi "um homem que sonhou, como poucos com a paz e um mundo melhor; por isso, minha obra é dedicada a sua memória".

"Não se pode negar, além de qualquer credo ou religião, que João Paulo II foi um homem carismático, empreendedor, dedicado, e com seus objetivos claros", afirmou o compositor.

Carlos Aznárez nasceu em Montevidéu e com 30 anos de idade conta já com uma ampla trajetória como compositor, cantor e diretor de orquestra. Além disso atuou em importantes cenários do Uruguai e outros países, além de organizar festivais musicais.