Ao término da Assembléia Plenária do Secretariado Episcopal da América Central (SEDAC), os bispos da Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Venezuela denunciaram nesta sexta-feira as tentativas, que do legislativo ou o executivo, tentam legalizar o aborto nos países centro-americanos.

Em uma carta pastoral assinada nesta cidade, os prelados expressaram deste modo sua preocupação pelo incremento de infectados com o vírus do HIV na região.

"Queremos denunciar com muita força essas tentativas a níveis legislativos e governamentais desta sutil campanha contra a vida, querendo favorecer leis abortistas disfarçadas com a roupagem da defesa dos direitos da mulher", assinalam através de carta emitida no marco da Assembléia Plenária do Secretariado Episcopal da América Central (SEDAC), que aglutina a bispos da América Central, Belize e Panamá e se celebra anualmente, com a Venezuela como convidado.

Deste modo expressaram sua preocupação e tristeza pelo incremento do número de pessoas infectadas com o HIV e a AIDS na América Central, a propósito da celebração, hoje, 1º de dezembro, do Dia Internacional da Luta Contra a AIDS.

Igualmente os bispos se manifestaram sobre temas como a pobreza e a desigualdade, a migração, o narcotráfico, o crime organizado e a violência nesta parte do continente.