A Igreja no Paraguai iniciou sua preparação para a festa da Virgem de Caacupé, que se realiza em 8 de dezembro, com a tradicional novena: nove dias de orações, celebrações eucarísticas e peregrinações.

O primeiro dia de novena celebrada em 28 de novembro, teve como tema de reflexão "Somos discípulos e missionários de Jesus Cristo" e foi dirigido pelo Bispo de Concepción, Dom Zacarías Ortiz Rolón, quem em sua homilia lamentou que "muitos paraguaios que morrem de fome" ou "comem uma vez ao dia" e alentou para que "se tivermos a oportunidade de ajudá-los, ajudemo-lo".

Por sua parte o Bispo São João Batista das Missões, Dom Mario Medina Salinas, quem dirigiu o segundo dia da novena que teve como tema: "Seguimos Jesus porque acreditam nele como fonte de vida", destacou em sua homilia o rol dos meios de comunicação na sociedade e afirmou que "a imprensa que atua de controle frente ao poder em altares de informar a nosso povo e exigir o correto funcionamento dos poderes do Estado".

A festa da Virgem de Caacupé é a maior festividade religiosa do Paraguai e se celebra em todo o país no dia 8 de dezembro desde 1765. Os festejos principais se desenvolvem na localidade de mesmo nome que é considerada "o centro espiritual e religioso do país".