A Liga Católica dos Estados Unidos lançou uma campanha para advertir dos perigos do novo filme "A bússola dourada" (The Golden Compass) que se estréia na próxima semana e que pretende "conduzir aos crianças ao ateísmo".

O filme, estrelado pela Nicole Kidman e Daniel Craig, é a adaptação do primeiro de três livros intitulado "Os Reinos do Norte", no qual o poder está em mãos do "Magisterium" (clara alusão ao Magistério da Igreja) que deveria ser uma espécie de "ordem religiosa que sufoca a individualidade e controla as almas das crianças, atitude contra a qual se erige a menina Lyra Belacqua, possuidora da bússola dourada" que contém a verdade suprema.

Conforme explica o Presidente da Liga Católica dos Estados Unidos, Bill Donohue, Pullman promove assim o ateísmo e busca "denegrir a cristandade aos olhos das crianças" com sua trilogia intitulada "Fronteiras do Universo". Por essa razão exorta aos cristãos a "afastar-se deste filme, porque sabe que o filme incitará a ler os livros: Pais ingênuos que levam seus filhos a ver o filme podem ser impulsionados a comprar os três livros como presente de Natal".

O segundo livro, "A Faca Sutil" é mais "explícito em seu ódio ao cristianismo que o primeiro, e a terceira entrega ("A luneta âmbar") é se couber mais flagrante" destaca Donohue, quem também explica que o filme está apoiado na menos ofensiva das três obras.

Ante esta agressão à fé católica, a Liga põe a disposição dos fiéis o relatório "A bússola dourada: propósitos desmascarados", que se pode adquirir em Internet

Para adquirir o relatório em formato eletrônico (os folhetos se esgotaram) e em inglês, acesse: http://catholicleague.org/catalyst.php?year=2007&month=October&read=2322