O Papa Bento XVI nomeou Dom Reinhard Marx, até agora Bispo da diocese alemã Trair, novo Arcebispo metropolitano de München e Freising, Arquidiocese que o então prelado Joseph Ratzinger dirigiu como arcebispo desde 1977 a 1981.

O arcebispo eleito nasceu em Geseke, arquidiocese de Paderborn, em 1953. Realizou seus estudos filosóficos e teológicos na Faculdade de Paderborn e no Instituto Católico de Paris.

Foi ordenado sacerdote em 1979 para a arquidiocese de Paderborn. Posteriormente continuou seus estudos na Universidade de Bochum, obtendo o doutorado em Teologia. Foi professor de Doutrina Social da Igreja na Faculdade Teológica de Paderborn.

Em 1996 foi nomeado e consagrado bispo titular de Pedena e Auxiliar de Paderborn.

Em 20 de dezembro de 2001 foi nomeado Bispo de Trier.

Na Conferencia Episcopal Alemã é Presidente da Comissão para os assuntos públicos e sociais, Vice Presidente da Comissão para a Igreja no mundo, Delegado da Conferencia na Comissão de Bispos da Comunidade Européia (COMECE), Presidente da Comissão alemã Justiça e Paz.

Na Santa Sé é membro do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

Sucessor de Ratzinger

Em 24 de março de 1977, Paulo VI nomeou ao então sacerdote Joseph Ratzinger Arcebispo de München und Freising. Em 28 de maio sucessivo recebia a consagração episcopal. Com esta nomeação, o hoje Pontífice, convertia-se no primeiro sacerdote diocesano que assumiu depois de 80 anos o governo pastoral da grande diocese bávara. Depois de ser criado Cardeal esse mesmo ano, em 25 de novembro de 1981 João Paulo II o nomeou Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.