O Papa Bento XVI enviou hoje, festa do apóstolo Santo André, uma mensagem ao Arcebispo de Constantinopla, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, além de um exemplar autografado de sua nova Carta Encíclica Spe Salvi assinada e apresentada esta manhã no Vaticano.

Em sua mensagem lida hoje pelo Cardeal Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, na sede do patriarcado ortodoxo ante o Bartolomeu I e acompanhantes, o Santo Padre expressa seu agradecimento a Deus pelo encontro da Comissão Conjunta celebrada recentemente na cidade italiana de Ravenna, e fez votos para que tal grupo continue "sua importante tarefa com renovada determinação em fidelidade ao Evangelho e a Tradição" a fim de alcançar a comunhão através do diálogo teológico.

Depois de reconhecer que o último encontro em Ravenna não esteve isento de dificuldades –a delegação ortodoxa de Moscou abandonou a reunião sem assinar a declaração conjunta final–, o Pontífice assegurou rezar intensamente para que estas "seja clarificadas e resolvidas à brevidade" de modo que possa ser plena a participação na próxima Sessão Plenária e nas subseqüentes iniciativas.

"Efetivamente, assegurou, nosso trabalho para a unidade é acorde à vontade de Cristo nosso Senhor. Nestes anos iniciais do terceiro milênio, nossos esforços são todos os mais urgentes devido aos muitos desafios que enfrentam todos os cristãos, a quem preciso responder com uma voz unida e com convicção".

O Santo Padre assegura também "uma vez mais, o compromisso da Igreja Católica a nutrir as fraternas relações eclesiásticas e perseverar em nosso diálogo teológico".

Delegação da Santa Sé

No marco do intercâmbio de delegações com motivo das respectivas festas patronais, em 29 de junho para a celebração de São Pedro e São Paulo e em 30 de novembro no Istambul para a do apóstolo Santo André, o Cardeal Kasper, encabeça uma comitiva da Santa Sé presente nestes momentos na Turquia.

A delegação vaticano participou da Divina Liturgia presidida por Sua Santidade Bartolomeu I na igreja patriarcal do Fanar, e há sustentado um encontro com o patriarca e conversações com a Comissão sinodal encarregada das relações com a Igreja Católica.

Além disso da mensagem, o cardeal alemão entregou ao Patriarca Ecumênico, como presente particular do Santo Padre, uma cópia autografada da Carta Encíclica Spe salvi, assinada e apresentada esta manhã no Vaticano. Igualmente foi obsequiada uma reprodução do mosaico bizantino "L’Agnello Mistico" da fachada da Basílica de São Vitale em Ravenna, preciosa obra de arte do século VI.