O Papa Bento XVI nomeou hoje novo bispo de Lugo, Espanha, ao Pe. Alfonso Carrasco Rouco, da diocese de Mondoñedo-Ferrol, sucedendo Dom José Higinio Gómez González, O.F.M., cuja renuncia ao governo pastoral da diocese foi aceita ao ter alcançado o limite de idade estabelecido pela legislação canônica.

O bispo eleito nasceu em 12 de outubro de 1956 em Villalba, província de Lugo (Galícia), na diocese de Mondoñedo-Ferrol. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade de Salamanca e Teologia em Friburgo (Suíça), onde obteve a licenciatura e o doutorado em Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 8 de abril de 1985. No âmbito acadêmico se desempenhou como professor assistente de Moral Fundamental da Universidade de Friburgo e docente na Escola Diocesana de Teologia de Mondoñedo-Ferrol. No Instituto Teológico São Damaso de Madri foi professor, Diretor do Instituto de Ciências Religiosas e Decano da Faculdade de Teologia; também foi colaborador regular nas teleconferências da Congregação para o Clero, para a formação permanente do clero.

É membro da Comissão Teológica Assessora da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Espanhola, do Conselho de redação da Revista Espanhola de Teologia e do Conselho Assessor da Scripta Theologica e do Communio.

Atualmente é Professor de Teologia Dogmática na Faculdade de Teologia São Damaso de Madri e Diretor do Departamento de Dogmática da mesma faculdade e Conselheiro do "Centro" de Madri da Associação nacional de propagandistas.