Mediante uma carta assinada pelo Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o Papa Bento XVI propôs aos principais líderes religiosos e intelectuais do mundo islâmico algumas novidadeiras propostas para levar o diálogo entre a Igreja e o mundo muçulmano a um novo nível.

Em resposta à carta aberta que 138 líderes muçulmanos dirigiram ao Santo Padre e aos responsáveis pelas outras Igrejas e confissões cristãs no dia 13 de outubro passado a respeito das bases para o diálogo inter-religioso, o Papa respondeu hoje pela primeira vez com outra dirigida ao Presidente do Aal al-Bayt Institute for Islamic Thought, o Príncipe Ghazi bin Muhammad bin Talal, um dos assinantes da missiva, na reitera suas próprias convicções sobre os fundamentos desse diálogo e propõe algumas iniciativas a respeito.

O Papa expressa seu desejo de reunir-se com o próprio Ghazi e um grupo limitado dos assinantes da carta, e organizar uma "reunião de trabalho entre sua delegação e o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, com a cooperação de alguns Institutos Pontifícios especializados (como o Pontifício Instituto para Estudos Árabes e Islâmicos e a Pontifícia Universidade Gregoriana)".

Ao referir-se à carta aberta, "Uma palavra comum entre nós e vós", o Cardeal Bertone afirma que o Pontífice "agradece e aprecia a significativa iniciativa do eminente grupo de personalidades muçulmanas".

Depois de indicar que "sem ignorar nem minimizar nossas diferenças como cristãos e muçulmanos, podemos e portanto devemos ver aquilo que nos une", o Cardeal assinala que o Papa reafirma que o diálogo deve apoiar-se "sobre o efetivo respeito pela dignidade de toda pessoa humana, sobre o conhecimento objetivo da religião do outro, sobre o compartilhar a experiência religiosa, e finalmente, sobre o compromisso comum de promover o mútuo respeito e a aceitação entre as gerações mais jovens".

Há alguns dias, o vaticanista Sandro Magister propunha uma explicação sobre a "cautela" e "reserva" de Bento XVI em relação à carta muçulmana.

A julgamento do Magister, o diálogo que pede o Papa ao Islã é o mesmo que estabeleceu a Igreja Católica com o pensamento moderno, apoiado na relação entre fé e razão, o respeito à dignidade de cada pessoa e a liberdade religiosa e não, como propõem os intelectuais islâmicos, primariamente no mandamento do amor a Deus e ao próximo.

Leia a carta do Cardeal Bertone, em espanhol, AQUI.