O jornal ABC revelou "detalhe terríveis" da operação policial e judicial contra quatro clínicas de Barcelona acusadas de praticar de forma reiterada abortos ilegais. Segundo o jornal, nestes macabros recintos "acharam-se máquinas trituradores de fetos conectadas aos deságües".

A investigação segue em curso e até o momento conta com seis detidos. Fontes citadas pela ABC asseguram que durante os registros "encontrou-se uma máquina trituradora na Clínica Ginemedex e os restos da instalação de outra em outra clínica, TCB".

"Estas máquinas trituram os fetos-bebês de grandes dimensione e os reduzem a uma pasta que em seguida supostamente se fazia desaparecer por um deságüe. Assim, apagava-se a ‘prova do delito’ e se evitava a obrigação legal de levar estes ‘resíduos orgânicos reconhecíveis’ a incinerar", indicou o jornal.

A juiz que instrui o caso vê indícios para culpar aos seis detidos –incluindo o dono do conglomerado Barnamedic, Carlos Morín– dos delitos de associação ilícita, aborto ilegal, falsidade documentário e intrusão profissional.

Além de Morín, entre os detidos, figura sua esposa, Maria Luisa Durán Salmerón, que administrava a clínica TCB, e o médico cubano Pedro Ávila.