O Cardeal Juan Sandoval, Arcebispo de Guadalajara, assegurou que sua cidade está preparada para acolher de 10 a 17 de outubro aos milhares de peregrinos que chegarão de todo o mundo para participar do Congresso Eucarístico Internacional.

Em declarações à agência Notimex, o Cardeal destacou que se trata de “um evento que celebra a Igreja Católica a cada quatro anos, é como a versão católica das olimpíadas ou o campeonato mundial de futebol, mas é todo um evento religioso para fomentar a fé e a devoção do povo cristão a Santíssima Eucaristia".

Sobre o tema "A Eucaristia luz e vida do novo milênio", o Arcebispo explicou que "a luz se refere a uma luz de conhecimento, de fé, que ilumine o homem para que se encontre neste mundo e lhe ilumine seu destino, a vida, Deus nos dá através da Eucaristia, a vida que se projeta através da liberdade".

Do mesmo modo, explicou que todos os temas que serão abordados de maneira simultânea estarão relacionados com a Eucaristia, " como presença de alma e como sacrifício da nova aliança que prolonga através do tempo, sacrifício da cruz, a Eucaristia como antecipação da ressurreição final, a Eucaristia como fundamento da Igreja".

O Cardeal Sandoval destacou que "colocássemos todo o empenho em prepará-lo cuidadosamente com uma equipe muito capaz que tem trabalhado há quatro anos e o fruto que esperamos ter no congresso é que aumente no povo cristão a devoção ao Santíssimo Sacramento".

"Caminhamos com uma esperança grande e fé em Deus, no contexto de grandes dificuldades, pela globalização, a crescente pobreza, a violência, as guerras, a corrupção, é onde se celebra este congresso", destacou.