Hoje 28 de novembro se fazem 25 anos da ereção do Opus Dei na Prelatura Pessoal pelo Papa João Paulo II. O Opus Dei, baseado por São Josemaría Escrivá em 2 de outubro de 1928, tem como carisma específico difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias ordinárias são ocasião de encontro com Deus, de serviço a outros e de melhora da sociedade.

Em sua carta pastoral do mês de novembro, Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, comunicou aos fiéis da prelatura sua alegria de convocar um ano Mariano de ação de graças por este aniversário.

"Por motivo deste evento e como preparação aos 80º aniversário da fundação da Obra, viveremos no Opus Dei um ano Mariano, que durará de 28 de novembro próximo até a mesma data de 2008. Imagino seu gozo ao conhecer esta determinação", escreveu Dom Javier Echevarría aos membros da Prelatura.

Conforme explicam os porta-vozes do Opus Dei, a vida da prelatura se inserida, como parte viva, dentro de cada diocese. A contribuição de seus fiéis ao bem da diocese tem por cenário a vida secular ou seja o âmbito familiar, cultural, econômico, político, etc., nos quais as pessoas do Opus Dei se empenham em viver a fundo segundo o Evangelho: quer dizer, em servir a outros por Deus.

Atualmente, formam parte da prelatura mais de 87 mil pessoas entre homens e mulheres; cerca de 1.900 são sacerdotes. O Opus Dei tem trabalho estável em mais de 60 países dos cinco continentes.