A recente nomeação do intelectual católico Giovanni Maria Vian como novo diretor de L’Osservatore Romano significou para ao jornal oficial da Santa Sé uma nova era que incluirá próximo, sua publicação completa em Internet.

L’Osservatore Romano foi baseado em 1861 por disposição do Papa Pio IX para dar uma voz pública ao Vaticano, poucos meses depois de ter perdido os Estados Pontifícios depois da unificação italiana.

L’Osservatore Romano publica atualmente uma edição diária em italiano que, embora seja tomada em consideração pelos meios de comunicação porque reflete a posição do Vaticano em temas críticos, imprime apenas 3 000 números diários, dos que se vendem menos de 1 000.

Existem além edições semanais em seis línguas.

Embora o jornal vaticano nunca será rentável, pois poucas vezes inclui alguma publicidade institucional, Vian se tem proposto não só atrair um maior interesse para o jornal, mas também ampliar sua difusão.

Ao dia seguinte de assumir como diretor, Vian dispôs uma mudança significativa no formato e conteúdo do jornal: as páginas dois e três, usualmente carregadas de notícias italianas, converteram-se em páginas internacionais, onde a Itália aparece como uma nação mais.

Mais importante ainda, o novo diretor começou a dar capacidade diária a extensos artigos de opinião de reconhecidos especialistas que abordaram temas sensíveis como o futuro da liturgia, o diálogo fé e cultura, a reforma da cúria, de uma perspectiva polêmica.

Um deles foi o artigo de Valentín Miserach Grau, atual Presidente do Pontifício Instituto de Música Sacra, no que incluiu comentários críticos sobre o estado da música nas liturgias do Vaticano.

Vian também autorizou pela primeira vez que os analistas internacionais de L’Osservatore assinem seus próprios artigos, uma medida que elevou o entusiasmo dos redatores do jornal e que os obrigou a um trabalho mais escrupuloso.

O novo giro do jornal, que surpreendeu a muitos na Cúria romana, conta, segundo fontes do Vaticano, com o apoio do Secretário de Estado, o Cardeal Tarcisio Bertone.

Além disso, enquanto prepara o site que publicará a edição completa do jornal –atualmente a página de L’Osservatore só inclui algumas notícias em formato pdf– Vian começou a enviar por e-mail em formato Word os principais artigos do dia às mesas de redação dos principais jornais italianos e das agências com escritórios em Roma.

Embora por agora não se previsto mudanças nas edições semanais em diversas línguas; fontes de L’Osservatore assinalam que se estuda a possibilidade de traduzir a alguns idiomas como o inglês e o espanhol e publicar na Internet os principais artigos do serviço diário que não se publicam nos serviços semanais nas diversas línguas.