O Papa Bento XVI nomeou hoje novo Núncio Apostólico na Nicarágua ao Arcebispo Henryk Józef Nowacki, quem até agora desempenhava o mesmo serviço diplomático na Eslováquia.

Dom Nowacki nasceu na localidade de Gunzenhausen, Alemanha, em 11 de agosto de 1946. Realizou seus estudos eclesiásticos na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e no Pontifício Instituto de Estudos Orientais, ambos em Roma. Antes de cumprir os 24 anos de idade, em 31 de maio de 1970, foi ordenado presbítero para a diocese de Tarnów, na Polônia.

Logo depois de licenciar-se em direito canônico, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé em 1º de junho de 1983, servindo nas representações pontifícias do Paraguai e Angola, para depois passar à seção para os assuntos gerais da Secretaria de Estado.

Em 8 de fevereiro de 2001 foi eleito Arcebispo titular de Blera e Núncio Apostólico de Sua Santidade na Eslováquia, recebendo a consagração episcopal de mãos do Papa João Paulo II em 19 de março desse mesmo ano.

Substitui na direção da representação vaticano ante a Nicarágua ao Dom Jean-Paul Aimé Gobel, nomeado em 10 de outubro passado Núncio Apostólico no Irã.