Em declarações a Radio Caracol, o Arcebispo de Coro e Vice Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), Dom Roberto Luckert, advertiu que o presidente Hugo Chávez tentará ganhar como é o referendum do domingo. Entretanto, considerou que será uma empresa difícil pela quantidade de venezuelanos que não estão de acordo com sua reforma constitucional.

"O vai tentar ganhar como é, mas vai ser tal a avalanche de votos (contra) que vai ficar muito difícil fazer o trambique (fraude) que sempre fez", indicou o Arcebispo em declarações à emissora.

O Arcebispo considerou "que o vento o tem em contra o Presidente e sua equipe", e se Chávez continuar no poder é "porque tem um talão de cheques em dólares". "O diz que a espada de Bolívar passeia pela América Latina. O que passeia pela América Latina é o talão de cheques em petrodólares que tem", indicou.

Do mesmo modo, expressou sua estranheza pela reação do mandatário venezuelano de congelar as relações com a Colômbia em resposta à decisão do Presidente Álvaro Uribe, de suspender sua mediação para a libertação de seqüestrados das FARC.

Segundo Dom Luckert, Chávez reagiu "somente porque lhe tiraram o brinquedo que ele estava manipulando com (a senadora colombiana) Piedad Córdoba e os guerrilheiros".