A Conferência Episcopal Italiana (CEI) organiza hoje a campanha de sensibilização para o sustento do clero sob o lema "Os sacerdote ajudam a todos. Ajude a todos os sacerdotes".

Conforme explica Paolo Mascarino, responsável pelo serviço para o sustento econômico do clero da CEI, são aproximadamente 39 mil sacerdotes os que servem aos fiéis italianos e a quem é necessário ajudar com os bens temporais.

"A Igreja está chamada a fazer um maior esforço de transparência com os cidadãos" já que os sacerdotes "vivem da contribuição voluntária dos fiéis", explicou Mascarino e precisou que "por esta razão a Igreja nestes anos está muito organizada para dar a conhecer os balanços a nível nacional da CEI, a nível diocesano e a nível paroquial, inclusive".

Paolo Mascarino indicou também que com este contribuição dos fiéis também se ajuda a "todos os sacerdotes anciões que vivem de uma pensão, ou que estão muito doentes". "Com estes contribuições se pode ajudar aos sacerdotes nos momentos de maior necessidade, e podem encontrar assim a solidariedade de todos", precisou.

Contribuir com os presbíteros, com o clero, explica Mascarino, "é um dever de amor" dos fiéis católicos. "Quero dizer que assim a gente é conseqüente com as necessidades: as missões, a evangelização, a caridade, são todas obras que necessitam recursos, paredes, respaldo, livros. Tudo isto custa", disse o responsável pelo serviço para o sustento econômico do clero da CEI.

"Então os fiéis têm o dever de contribuir porque assim dão conta de sua pertença à Igreja e participam da grande missão que esta tem", concluiu.