Ao receber hoje os 23 novos cardeais, criados no Consistório do sábado passado, e a seus familiares e paroquianos que lhes acompanharam, Bento XVI expressou seu desejo de que a comunhão dos pastores com o Papa contribua a dar testemunho de uma Igreja fiel a Jesus Cristo e que sai ao encontro das esperanças do homem de hoje.

No encontro acontecido esta manhã no Salão Paulo VI, o Santo Padre expressou aos novos cardeais contar com seu "precioso apoio para desempenhar da melhor maneira meu ministério a serviço do povo de Deus".

Do mesmo modo, o Pontífice pediu aos familiares e amigos dos cardeais rezar por eles e por ele, "para que seja sempre sólida a comunhão dos pastores com o Papa e oferecer assim ao mundo inteiro o testemunho de uma Igreja fiel a Cristo e disposta para sair ao encontro, com valor profético, das esperanças e exigências dos homens e mulheres de nosso tempo".

"O consistório e a celebração eucarística de ontem nos ofereceram uma ocasião singular para experimentar a catolicidade da Igreja, bem representada pela variada procedência dos membros do colégio cardinalício, reunidos em comunhão estreita ao redor do Sucessor de Pedro", indicou.

Depois de saudar em italiano, inglês, francês, alemão, espanhol, português e polonês aos novos cardeais, o Papa lhes pediu que quando retornarem a sua respectivas dioceses levem "a todos minha saudação e a garantia de que os recordo constantemente no Senhor".