O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) condenou com firmeza a violenta irrupção à Catedral da arquidiocese do México protagonizada no domingo passado por simpatizantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), e assinalou que "o pretexto que se usou para isto é totalmente absurdo".

Assim o assinalou o presidente do organismo episcopal, o bispo brasileiro Raimundo Damasceno Assis através de uma carta dirigida ao Cardeal Norberto Rivera e divulgada na sexta-feira pelo Arcebispado do México.

Os manifestantes ingressaram no templo primaz pela força durante a Eucaristia dominical e gritaram ordens contra o Papa Bento XVI e o Arcebispo do México; e a favor de sua líder, Andrés Manuel López Obrador. O Arcebispado qualificou tal ato de "brutal profanação".

"Esta bela Catedral –escreve o Prelado– é um claro símbolo da fé dos fiéis em Jesus Cristo e de um povo que a assumiu como a própria cultura, além da presença evangelizadora da Igreja a serviço deste povo".

Portanto, assinala a missiva assinada em 22 de novembro nesta cidade, "a presidência do CELAM expressa uma firme condena deste ato, augurando, na expressa solidariedade a toda a toda a Igreja do México, que episódios deste gênero não voltem a repetir-se".