Com ocasião do 40º aniversário da Encíclica Populorum Progressio, mais de cem delegados do ONGs católicas de todos os continentes se reunirão no Vaticano para participar do II Congresso Mundial de organismos eclesiásticos que trabalham em favor da justiça e a paz.

A reunião do ONGs católicas, que inclui também a aquelas que têm o importante status de observadores ante as Nações Unidas, acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro.

O Congresso leva por título "Santa Sé e ONG de inspiração católica: presença, impacto, dificuldades e provocações no âmbito internacional".

Segundo o programa, participarão o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; o Observador permanente da Santa Sé ante a ONU, Dom Celestino Migliore, e Dom André Dupuy, núncio ante a Comunidade Européia.

Entre as ONGs participantes figuram Caritas Internacional, o Instituto de Política Familiar da Espanha e a Sociedade de Proteção às Crianças Nascituras da Inglaterra.

Os assistentes serão recebidos em audiência pelo Papa Bento XVI no sábado 1º de dezembro. A clausura será no domingo, dia 2, e estará a cargo do Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Dom Dominique Mamberti.