O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, expressou aos bispos espanhóis a gratidão do Papa Bento XVI pela "numerosa participação" de seus compatriotas na cerimônia de beatificação de 498 mártires do século XX e o esmero com o qual se preparou o acontecimento.

Em uma carta dirigida ao Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Dom Ricardo Blázquez, o Cardeal transmitiu "o gozo do Santo Padre Bento XVI por sua numerosa participação, assim como pela de tantos sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis laicos, na Beatificação de 498 mártires do século XX na Espanha".

"Ele apreciou muito o esmero com o que se preparou este acontecimento, tão significativo para toda a Igreja, nas diocese e comunidades religiosas das que procediam os novos Beatos, e também o ardor manifestado na solene celebração que aconteceu na Praça de São Pedro no domingo, 28 de outubro", indicou.

Do mesmo modo, assinalou que "o Papa conhece bem e segue com atenção a situação da Igreja nesse País, de muito profundas raízes cristãs, a qual tanto contribuiu e está chamada a seguir contribuindo com sua ação missionária para o crescimento da fé e sua difusão em outras partes do mundo".

Também, "alenta-os encarecidamente a entregar-se com espírito de abnegação e generosidade ao serviço dos fiéis, assim como a manter e fortalecer a comunicação fraterna, testemunho e exemplo da comunhão que tem que caracterizar a cada comunidade eclesiástica".

"Sua Santidade pede ao Senhor que o sacrifício heróico destes Mártires obtenha abundantes frutos para a Igreja e a sociedade atual, e roga além ao Espírito Santo, por intercessão da Virgem Maria, que os sustente e ilumine em seu ministério pastoral. Com esta firme esperança, ministra-lhes com grande afeto a Bênção Apostólica", concluiu a carta.