Ao término de sua Assembléia Plenária, a Conferência Episcopal Chilena (CECH) deplorou "algumas políticas emanadas da autoridade de saúde" como obrigar a todas as cadeias de farmácias a vender a pílula do dia seguinte pois prejudicam à cidadania ao "atentar contra a sexualidade humana e a família".

Em sua declaração intitulada "Amanhã após manhã o Senhor acordada meu ouvido para escutar como os discípulos", os prelados fizeram esta denuncia após explicar que "no último tempo, pequenos e grandes acordos em distintos planos da vida social nos confirmaram que o diálogo é o principal caminho para a solução de conflitos e para fortalecer as lideranças na participação e co-responsabilidade social".

Depois de expressar sua esperança em que "o Conselho Assessor Presidencial para a Eqüidade e o Trabalho chegue a propor soluções que vão em benefício dos mais pobres", a CECH destacou que "não podemos celebrar o nascimento do Senhor da Vida, sem manifestar a profunda tristeza que nos embarga ao constatar uma persistente atitude de atentado contra a vida humana".

"Reiteramos nosso insistente e respeitoso chamado às autoridades governamentais e parlamentares para que acolham e protejam a vida desde sua concepção até sua morte natural", precisaram.

Finalmente, "no espírito de Natal", os bispos manifestaram seu compromisso "nesta tarefa e confiamos a nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria cujo mês celebramos neste tempo, que interceda pelo bem desta Pátria que tanto amamos".