O recentemente designado Bispo Auxiliar de Madri, Dom Juan Antonio Martínez Camino, saiu ao encontro das más interpretações de alguns setores ideologizados da imprensa sobre o discurso do Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez, e precisou que "essas palavras de perdão são as que estão no discurso e terá que as ler como estão no discurso e não as tirar do contexto".

O também Secretário Geral e porta-voz da CEE explicou que as palavras de Dom Blázquez na inauguração da Assembléia Plenária do Episcopado espanhol se emolduram em um discurso que é "esclarecedor e iluminador se não se tomar uma frase fora de contexto e se dizem as coisas que disseram estes dias".

Do mesmo modo, recordou que ao referir-se "ao perdão" sobre alguns atos reprováveis de membros da Igreja durante a Guerra Civil espanhola, Dom Blázquez "entrevista como eixo central" um documento do Episcopado de novembro de 1999, intitulado ''A fidelidade de Deus dura sempre. Olhar de fé ao século XX. As palavras do discurso –de Blázquez– têm seu sentido no contexto, por isso remeto à leitura íntegra do texto que fala por si mesmo".

Do mesmo modo, Dom Martínez negou que não haja unidade entre os bispos e assegurou que embora "é verdade que há vozes que põem em dúvida" esta questão, o certo é que "dentro da normalidade, estamos em um momento especialmente significativo já que basta vendo como se aprovam os documentos por unanimidade".

O Secretário Geral da CEE pede que se leia o discurso completo de Dom Blázquez porque "tirado de contexto pode dizer o que for"; e afirmou que este foi um "discurso matizado e amplo" que "fala por si mesmo com grande clareza".

Para ler o discurso completo, em espanhol, do Presidente da CEE, acesse: http://www.conferenciaepiscopal.es/documentos/plenaria/XC_plenaria.html