O Bispo de Avellaneda–Lanús, Dom Rubén Oscar Frassia, assegurou que "nossa vida, e a vida da Graça, é um dom mas é nossa conquista, é uma Graça mas também é nosso trabalho, é um amor gratuito, mas também cria responsabilidade", por isso "a salvação não é mágica" mas sim "reclama sempre uma resposta responsável por cada um e essa resposta é uma conquista".

Depois de afirmar que "nossa vida no Senhor é fácil, mas complicada no desenvolvimento cotidiano", Dom Frassia assinalou que o querer ser autênticos cristãos implica "sofrer as contrariedades, as contradições, os embates, as perseguições, as incompreensões e tantas outras coisas" mas "Não tem que assustar-se!" pois "se aconteceu com o Mestre por que não vai acontecer conosco?".

Em seguida recordou que quando "primeiro se cala a boca, por respeito, ou por amor, ou por misericórdia, ou por compreensão, frente a aquelas agressões tão soezes, tão mentirosas e até caluniosas que tem que sofrer pelo Reino e pelo Senhor"; então o Espírito Santo "nos move a dar testemunho, move-nos para nos liberar, move-nos para a cultura, para os comportamentos, para as ações, para a vida social, familiar, eclesiástico".

Por isso "a Igreja está cheia de mártires", gente que "morreu por Jesus Cristo, pela Igreja e pela defesa dos homens", asseverou o Prelado.

"Seguir a Cristo é ser discípulos e missionários em um mundo que se quebrou, fragmentado e dividido, e ali temos que voltar a recuperar o sentido de Deus em nossa vida" e desde Deus "dar sentido a cada coisa", demarcou o Prelado. "Essa é a tarefa do discípulo e do missionário", concluiu.