O jornal inglês The Times revelou que na reunião do Papa Bento XVI com os cardeais celebrada antes do Consistório de amanhã, os pastores estariam tratando o tema dos anglicanos e episcopalianos  que desejam ingressar na Igreja Católica.

Segundo seu site Timesonline.co.uk, hoje "o Papa abordará como tratar ao crescente número de anglicanos afetados que querem ingressar na Igreja Católica", entre eles "ao menos três bispos episcopalianos dos Estados Unidos" e um nutrido "grupo de anglicanos tradicionalistas".

The Times afirma que "a reunião de Roma se dá na véspera do Consistório que criará novos cardeais enquanto que o êxodo anglicano continua", originado pela ordenação de bispos episcopalianos que declararam sua homossexualidade publicamente e que gerou um cisma ao interior desta igreja.

Em anteriores consistórios, os diálogos e consultas convocados pelo Papa  concluíram tempo depois com importantes decisões como a Carta do Papa aos católicos na China ou o Motu Proprio Summorum Pontificum.