O Papa Bento XVI e os cardeais presentes em Roma para o Consistório de amanhã onde serão criados 23 novos cardeais, iniciaram esta manhã o encontro de oração e reflexão no que abordaram o diálogo ecumênico e inter-religioso.

Conforme explica um comunicado da Sala Stampa do Vaticano, a reunião se iniciou às 09:30 a.m. (hora local) no Salão novo do Sínodo. Depois da reza da hora atravessa, o Pontífice saudou os cardeais presentes e deu a palavra ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, quem pronunciou a exposição "Informações, reflexões e valorizações do momento atual do diálogo ecumênico", depois da qual os cardeais dialogaram até 12:30.

Em sua conferência, o Cardeal Kasper "riscou a grandes traços do quadro atual do diálogo e as relações ecumênicas, distinguindo três âmbitos primitivos: as relações com as antigas Igrejas Orientais e a Igreja Ortodoxa; as relações com as comunidades eclesiásticas nascidas da reforma do século XVI; e as relações com os movimentos carismáticos e pentecostais que apareceram sobre tudo durante o século passado", indica a nota.

No diálogo posterior, intervieram 17 cardeais quem tratou "os distintos problemas entre os que estão o esforço ecumênico e comum dos cristãos no campo social e caridoso e na defesa dos valores morais na transformação das sociedades modernas", assinala o comunicado.

"Em particular a Doutrina Social da Igreja e sua atuação foram afirmadas como um dos campos mais prometedores para o ecumenismo", diz a missiva, que também destaca que se abordou "em um contexto mais amplo as relações com o judaísmo e o diálogo inter-religioso".

O comunicado explica em seguida que a reunião se retoma às 17:00 (hora local) com a oração das Vésperas e em seguida do diálogo programado, o Papa Bento XVI pronunciará um discurso às 19:00.

O Santo Padre aproveitou a ocasião para saudar e agradecer "por seu fiel serviço" ao Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, ao celebrar hoje seu 80º aniversário.