A Santa Sé divulgou os aspectos fundamentais do rito do Consistório Ordinário Público que será celebrado este sábado pela manhã na Praça de São Pedro e no qual serão criados 23 novos cardeais.

O Consistório para a criação novos cardeais, segundo o novo rito introduzido por ocasião do Consistório celebrado em 28 de junho de 1991, prevê os seguintes momentos:

Depois da saudação litúrgica, o Santo Padre lê a fórmula de criação e proclama solenemente os nomes dos novos cardeais. O primeiro deles se dirige então ao Pontífice em nome de todos.

Concluída a Liturgia da Palavra, a homilia do Papa, a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, cada um deles se ajoelha ante o Santo Padre para receber o barrete cardinalício e a atribuição de um Título ou Diaconía.

O Papa coloca o barrete sobre a cabeça do novo cardeal e diz: "É vermelho como sinal da dignidade do ofício de cardeal, e significa que está preparado para atuar com fortaleza, até o ponto de derramar seu sangue pelo crescimento da fé cristã, pela paz e harmonia entre o povo de Deus, pela liberdade e a extensão da Santa Igreja Católica Romana".

Mais adiante, o Pontífice entrega a Bula de criação de cardeal, atribui o Título ou Diaconía de uma Igreja de Roma e intercambia o abraço da paz com os novos membros do Colégio Cardinalício. Os cardeais também intercambiam o mesmo sinal entre eles.

O rito conclui com a oração dos fiéis, a oração do Pai Nosso e a bênção final.

Missa e entrega do anel

Na manhã do dia seguinte, Solenidade de Cristo Rei do Universo, o Papa Bento XVI presidirá na mesma praça vaticana uma solene Missa concelebrada com os novos cardeais em que lhes entregará o anel cardinalício.

Este anel é "sinal da nova dignidade, de solicitude pastoral e de união mais sólida com a Sé do Apóstolo São Pedro". Durante sua colocação, o Santo Padre diz a cada um: "Recebe o anel da mão de Pedro e sejas conhecedor de que com o amor do Príncipe dos Apóstolos se reforça seu amor para a Igreja".

Depois da cerimônia de amanhã, o Colégio Cardinalício contará com 201 membros, 120 deles eleitores. Segundo a composição por continentes, haverá 104 cardeais europeus, 20 da América setentrional, 34 da América Latina, 18 da África, 21 da Ásia e 4 da Oceania.