Depois do método alternativo descoberto pelo japonês Shinya Yamakana da Universidade de Tóquio, com o que obteve células estaminais da pele de ratos capazes de assumir qualquer função biológica, o Presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Elio Sgreccia, fez um enérgico chamado aos cientistas para que não sigam destruindo embriões humanos em suas investigações.

Para o Prelado, entrevistado pela Rádio Vaticano, esta técnica "representa uma novidade que podemos definir como histórica. Agora, os embriões não são necessários e não é necessária tampouco a clonagem terapêutica –mal chamada terapêutica–."

"A Igreja fez esta batalha por motivos éticos, alentando aos investigadores a procurar as células estaminais adultas e declarando ilícita a imolação do embrião" humano, prossegue Dom Sgreccia e acrescenta que "aqui chegamos com estes cientistas, nem tanto por motivos de fé –faz falta dizê-lo– mas sim pelo êxito da investigação. O êxito se apresentou aqui, e isto se consente e é importante dizer que entre a ética e a ciência, a verdadeira, há uma relação estreita".

"A ética que respeita ao homem é útil também para a investigação e confirma que não é certo que a Igreja esteja contra os estudos: opõe-se à maligna, a que é daninha para o homem, neste caso o homem-embrião", precisa o Prelado vaticano.

Depois de comentar que se "imolaram muitos embriões, muitos milhares deles se acabaram" em vez de "servir a ‘good science’, à ciência boa, à investigação verdadeira", o Bispo italiano destaca que "já havia muitos indícios que mostravam que com as células estaminais adultas sim se obtinham resultados enquanto que com as embrionárias não se obtinha nada".

"Pregamo-lo em todas as salas, em todas as praças. Esperamos que isto ao menos bastasse. Mas não sei se aqueles que investiram tanto dinheiro, que fizeram leis para favorecer" a investigação com embriões "reconheçam seu engano e voltem para bom caminho. O que sim sei é que os cientistas que queiram conseguir resultados, acredito que procurarão ali onde sim se obtêm", finalizou Dom Sgreccia.