O Instituto de Política Familiar (IPF) denunciou que a taxa de abortos se multiplicou por 99 em 20 anos e "cada 24 minutos uma criança é abortada na Catalunha". Quer dizer que "todos os dias se abortam o equivalente a mais de duas salas-de-aula de educação infantil".

O presidente do IPF na Catalunha, Liberto Senderos, denunciou que a cultura de morte que se propaga na atualidade fez que aumentem os abortos e reclamou à Generalitat que tome "medidas urgentes" para diminuir estas cifras.

Senderos explicou que 1.251 dos abortos realizados na Catalunha procederam de mães que chegaram do exterior. Catalunha "está-se convertendo em um importante centro do que se definiu como indústria da morte", denunciou e pediu a Generalitat que realize campanhas de sensibilização e conscientização social sobre "a importância e o valor individual e social da vida humana, da natalidade, a gravidez e a maternidade".

Senderos exigiu que a Assessoria de Saúde informe regularmente sobre as cifras de abortos anuais e sobre suas causas; além disso, propôs a criação de uma reunião de especialistas que analise a situação e aconselhe medidas alternativas ao aborto.

Segundo dados do IPF, no ano 2006 se passou de 18.434 abortos a 21.976.