O Programa de Evangelização da Cultura  da Universidade Católica Argentina (UCA) realizou o III Parlamento Cidadãos Cristãos, um espaço de formação e apostolado para aqueles estudantes que, desde sua identidade cristã, queiram assumir seus deveres cívicos.

O projeto, que se realiza desde 2002, consiste em reproduzir o trabalho habitual do Congresso Nacional, com um procedimento que estimule o interesse e as práticas democráticas.

Os “deputados”, cerca de duzentos alunos dos últimos anos do nível médio, formam comissões que debatem em seu seio projetos de lei elaborados previamente por eles mesmos.

Os ditames surgidos de cada comissão (de maioria e minoria) são levados ao plenário da Câmara, onde são postos em votação. Desta instância podem resultar aprovados ou negados e, finalmente, é eleito o “projeto mais urgente diante da crise”.

O Parlamento Cidadãos Cristãos começa nos próprios colégios, com base em um material de trabalho que composto pela explicação da questão a ser tratada, material jornalístico, a normativa vigente, textos do Magistério Social da Igreja e outros documentos.

Esse material é o fruto da investigação de estudantes universitários que voluntariamente colaboram com o projeto, reunindo-se semanalmente durante todo o ano para preparar tudo.

Os jovens “deputados” são capacitados em reuniões prévias pela equipe organizadora do Parlamento, composto por estudantes e profissionais de diferentes áreas.

Cada um dos 16 colégios participantes  este ano, forma um “bloco” e cada “presidente” de bloco elabora um discurso diante da Assembléia para apresentar a postura do bloco sobre qual é o projeto mais urgente.

Este ano, e logo depois de uma disputada votação que incluiu uma segunda volta, o projeto eleito como o mais urgente diante da crise, teve origem na Comissão de “Hospitais Públicos”. Por um só voto, este ditame se impôs ao de “Educação: formação em crise”.

O Programa de Evangelização da Cultura  da UCA se encontra na atualidade organizando também o I Parlamento Universitário Cidadãos Cristãos, que pela primeira vez convida a participar às universidades de todo o país e da América Latina. Auspiciado pelo Arcebispado de Buenos Aires, este Parlamento acontecerá em agosto do ano 2005. Numerosas universidades já aceitaram o convite para participar.

Para maiores informações, escreva ao e-mail: pec@uca.edu.ar