A par das "dolorosas notícias a respeito da precária situação humanitária na Somália", o Papa Bento XVI fez hoje um chamado aos políticos do país africano e da comunidade internacional para que encontrem uma solução pacífica ao conflito e se alivie a aquela população.

Ao final da Audiência celebrada esta manhã na Praça de São Pedro, o Santo Padre se referiu à crise que atravessa o país a causa do enfrentamento das forças governamentais e etíopes rebeldes que significou a morte de milhares de pessoas e o deslocamento de mais de um milhão, dos quais 200 mil deixaram seus lares durante as últimas semanas, segundo dados oferecidos pelas Nações Unidas.

"Recebem-se dolorosas notícias sobre a precária situação humanitária na Somália, especialmente em Mogadíscio, cidade cada vez mais açoitada pela insegurança social e a pobreza", disse o Pontífice.

Do mesmo modo, manifestou seguir "com trepidação a evolução dos acontecimentos" e fez um chamado "aos responsáveis políticos, tanto a nível local como internacional, para que se encontrem soluções pacíficas e se contribuição com consolo a aquela querida população".

Finalmente animou "os esforços de quantos, apesar da insegurança e os desconfortos, permanecem naquela região para ajudar e confortar aos habitantes".