O Papa Bento XVI e os cardeais presentes em Roma com motivo da celebração do Consistório, no qual neste sábado serão criados 23 novos cardeais, participarão amanhã sexta-feira em uma jornada de "oração e reflexão" em que analisarão a situação atual do diálogo ecumênico.

O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje alguns detalhes deste encontro do Colégio Cardinalício que se realizará no Salão Novo do Sínodo indicando que depois da saudação do Santo Padre, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, apresentará a exposição "Informações, reflexões e valorização do momento atual do diálogo ecumênico".

Posteriormente, assinala o comunicado da Sala Stampa, acontecerão às intervenções dos cardeais sobre o tema exposto.

Pela tarde, depois da celebração das Vésperas, o Papa fará uma introdução a que seguirá um "livre intercâmbio de idéias" entre os cardeais sobre a "vida da Igreja em geral". A jornada concluirá com um discurso do Pontífice.

Sobre a eleição por parte de Bento XVI do tema do ecumenismo para esta ocasião, o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, disse hoje em uma entrevista no jornal católico Avvenire que responde a que "do início de seu pontificado (Bento XVI) ressaltou a importância que lhe dava ao diálogo com as outras Igrejas e comunidades cristãs".

A solicitude do Papa, no encontro de amanhã –semelhante ao que sustentou com o Colégio Cardinalício o ano passado com ocasião da celebração de seu primeiro Consistório– participarão os 23 prelados que serão criados cardeais no dia seguinte.