O Escritório de Imprensa da Santa Sé publicou hoje as últimas nomeações realizadas pelo Papa Bento XVI de membros e consultores do Pontifício Conselho para o Diálogo inter-religioso.

Entre os nomeados se encontram um arcebispo e um sacerdote argentinos, além de outros três presbíteros do México, Brasil e Espanha.

Da data são membros do dicasterio o Arcebispo e futuro cardeal argentino Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Iglesias Orientais; e o Arcebispo Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura.

Deste modo nomeou membros do Pontifício Conselho aos bispos Thomas Dabre, do Vasai (Índia); Hyginus Kim Hee-joong, Auxiliar do Kwangju (Coréia) e Christopher Charles Prowse, Auxiliar do Melbourne (Austrália).

Consultores

Como consultores nomeou aos sacerdotes Fernando Giannetti, Pároco de Nossa Senhora da Misericórdia em Buenos Aires (Argentina); Héctor Michel Ortega, Diretor espiritual da Comunidade de Filosofia do Seminário Diocesano da Colima (México); Jurandyr Araújo, S.D.B., Responsável para as religiões afro-brasileiras da Conferência Nacional de Bispos Brasileiros (Brasil); Miguel Ángel Ayuso Guixot, M.C.C.I., Presidente do Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos (Espanha).

Também foram nomeados os bispos Paul Hinder, Vigário apostólico da Arábia (Emirados Árabes Unidos); George Frendo, Auxiliar do Tiranë-Durrës (Albânia); Janusz Kaleta, Administrador Apostólico do Atyrau (Kasaquistão). Deste modo os monsenhores Paolo Selvadagi, Professor na Pontifícia Universidade Lateranense (Itália); Peter D. Fleetwood, Secretário anexo da C.C.E.E. (Grã-Bretanha).

Entre os sacerdotes nomeados consultores figuram Wilybard Lagho, Responsável para o diálogo com o Islã da Arquidiocese da Mombasa (Kenya); James Massa, Secretário da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (EUA); Jean-Marc Aveline, Diretor do Institut do Science et do Théologie dê Religions, Marsella (França); Joseph Ellul, O.P., Docente na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Malte); Benedict Kanakapalli, O.C.D., Docente na Pontifícia Universidade Urbaniana (Índia); Lorenzo Piretto, O.P., Vigário delegado, Vicariato apostólico do Istambul (Turquia); Benoît Vermander, S.I., Diretor Acadêmico do Ricci Institute, Taipei (Taiwan).

Deste modo duas mulheres, uma religiosa e outra laica, são a partir de agora consultoras do Pontifício Conselho: Irmã Gertrud Veronika de Jésus Wiedmann, Superiora Geral da Fraternidade das Irmãzinhas de Jesus (Alemanha), e dona Teresa de Jesús Osório Dias Gonçalves, ex-oficial do mesmo dicasterio (Portugal).