O Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormac Murphy O'Connor, dirigiu uma carta ao jornal The Times em que explica que conceder a adoção de menores a homossexuais subordina os direitos das crianças aos desejos do casal.

O Arcebispo se opôs a um projeto de lei que permitiria a adoção de meninos proveta sem importar a opinião do doador do esperma.

O Cardeal O’Connor lamentou que o projeto de lei despreze a necessidade da criança de ter um pai e se conceda a paternidade legal a uma pessoa sem relação biológica com uma criança nascida graças a esse procedimento.

"Escava-se o papel do pai na vida da criatura e se subordina o direito natural da criança aos desejos do casal, o que é um grave engano", indicou e insistiu ao Primeiro-ministro, o trabalhista Gordon Brown, a permitir a sua correligionários liberdade de voto.

O projeto de lei sobre Fecundação e Embriologia Humanas elimina o requisito pelo qual as clínicas especializadas em fecundação in vitro devem assegurar-se de que o doador do sêmen se envolve na criação do filho que ajudou a procriar.

Quarenta e cinco deputados trabalhistas assinaram na Câmara dos Comuns uma moção crítica com esse projeto de lei por não emprestar atenção aos interesses da criança.