O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, fez um chamado a "a prudência, à paz e ao respeito dos direitos alheios" ante os recentes distúrbios ocorridos nesta capital, entre comerciantes e membros do Corpo de Agentes Metropolitanos (CAM).

Em declarações à imprensa logo depois da Missa dominical, o Prelado criticou a prefeitura por não ter um plano oportuno para que os comerciantes possam instalar-se e vender seus produtos e assim evitar distúrbios como os ocorridos. "Nesta época a demanda de produtos natalinos cresce rapidamente e a gente tem o direito de ter este trabalho", assegurou.
Mas não justificou a atitude dos comerciantes e lhes recordou que "não se pode ir aos métodos de violência e imposição" pois "são anticívicos e além disso é a população inteira a que sofre as conseqüências".

Na sexta-feira 16 de novembro nos arredores do Palácio Nacional e a Catedral começaram as discussões entre o CAM e os comerciantes, quem responsabiliza dos enfrentamentos às arbitrariedades cometidas por parte de agentes do CAM, quem não lhes permite instalar-se nas ruas de forma temporária. na sábado se enfrentaram com armas de fogo e pedras, com o que duas pessoa resultaram feridas de bala e foram detidas oito pessoas.