A Arquidiocese do México condenou a "brutal profanação" durante a Eucaristia dominical na Catedral Metropolitana, protagonizada por cerca de duzentos simpatizantes do Partido da Revolução Democrática (PRD), que ingressaram na força e gritaram ordens contra o Papa Bento XVI, o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera; e a favor de sua líder, Andrés Manuel López Obrador.

Em um comunicado assinado pelo porta-voz, P. Hugo Valdemar, a Arquidiocese condenou "esta brutal profanação" da Missa, a Catedral, "assim como a agressão física que sofreram os fiéis, e já que as autoridades municipais e federais mostraram que foram transbordadas em seu dever de proteger a liberdade de culto, o respeito do sacramento mais prezado que temos os católicos: a Eucaristia". Se trata de uma "expressão inequívoca da intolerância religiosa e do ódio à Igreja Católica".

no domingo, uns duzentos simpatizantes do PRD ingressaram violentamente ao templo para "protestar" pelo repique de sinos com que se chamou missa porque, segundo eles, foi realizado para interromper sua Terceira Convenção Nacional Democrática que faziam na praça. Como se sabe, o repique de sinos é o chamado tradicional a Missa utilizado durante séculos por todos os templos católicos.

Os protagonistas deste "imperdoável e covarde ato de terror", entraram "abrindo grosseiramente a patadas as portas, rompendo as cercas de segurança, fazendo destroços, riscando os bancos e agredindo fisicamente aos paroquianos o que causou o pânico dos presente entre os que se encontravam anciões, mulheres e meninos", relatou.

Por isso, como medida de protesto e de segurança, anunciou-se o fechamento da Catedral até que as autoridades garantam seriamente "a liberdade de cultos e a integridade de quão fiéis assistem a Missa; e que "se castigue exemplarmente aos sacrílegos criminais que cometeram este ato de terror".

"A Arquidiocese do México, convida aos fiéis cristãos e seus sacerdotes a realizar atos de desagravo em suas respectivas comunidades paroquiais a fim de pedir perdão a Deus pelas constantes profanações da Eucaristia e a Catedral que grupos do PRD vieram fazendo consecutivamente durante mais de um ano, ofensas muito graves a Deus Nosso Senhor e à fé que compartilhamos milhões de católicos no país", assinalou.

Haverá denúncia legal

Ante este novo atentado do PRD, o presidente do Colégio de Advogados Católicos, Armando Martínez, anunciou que apresentará uma denúncia "ante a Procuradoria Geral da República e ao Instituto Nacional de Antropologia e História, pelos danos ocasionados", de uma vez que culpou à senadora Rosário Ibarra de ter incitado à violência com seu discurso, ao perguntar se o repique de sinos era para saudá-los ou para calá-los.

"São atos de terror que não devemos permitir, sobre tudo porque fica em risco a segurança dos paroquianos, do Cardeal, dos bispos e demais assistentes à liturgia", afirmou.

Por sua parte, o reitor da Catedral Metropolitana, P. Rubén Ávila Enríquez, chamou a autoridades a intervir, porque "não podemos permitir que se viole e se profane neste lugar e que fique em risco a integridade física da gente. As autoridades têm que atuar e parar em seco esse tipo de agitações".

Do mesmo modo, assinalou que usar como desculpa o repique de sinos para atacar o templo, é "inadmissível, reprovável e imperdoável".