A Agência de imprensa dos Salesianos deu a conhecer a enérgica condenação da Delegacia de polícia Salesiana na África Central ao brutal assassinato de dois meninos da rua que eram acolhidos em um dos centros salesianos na República Democrática do Congo.

O episódio teve lugar, conforme informou nesta segunda-feira a agência salesiana ANS,  no dia 25 de setembro, quando um grupo de homens armados com paus e facões  se apresentaram à Casa de acolhida e centro de formação “Dom Bosco” de Mbuji-Mayi procurando  a alguns meninos da rua.

Apesar das tentativas dos salesianos de deter o grupo armado, finalmente dois rapazes  terminaram em suas mãos e foram esfaqueados e queimados.

Segundo os salesianos, os assassinos são “grupos armados de  buscadores de diamantes que acusam aos meninos da rua de roubo e bruxaria”.

“Estamos particularmente alarmados pela atrocidade cometida contra os jovens da rua e nos sentimos obrigados a expressar nossa profunda indignação frente a este desencadeamento da violência”, diz o comunicado dos salesianos da Delegacia de polícia no África Central.

No pronunciamento, os salesianos também solicitam a abertura de uma investigação para identificar e castigar aos autores mediante a lei.  Também pedem às autoridades locais a abertura de escolas gratuitas e uma campanha para educar contra a crescente superstição de culpar a meninos e jovens da rua de “bruxaria”.

O comunicado o assina Dom Camiel Swertvagher, SDB e os membros do conselho inspetorial.