O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, P. Federico Lombardi, esclareceu ontem em relação às declarações oferecidas pelo Arcebispo Pietro Sambi, Ex-núncio Apostólico no Israel, sobre suas reservas para as negociações em curso entre a Santa Sé e esse país, que expressam "seu pensamento e sua experiência pessoal vivida durante seus anos de serviço" na Terra Santa.

"A entrevista com o Dom Sambi publicada no sítio www.terrasanta.net reflete seu pensamento e sua experiência pessoal vivida durante seus anos de serviço na Delegação apostólica de Jerusalém e como núncio no Israel", precisou ontem pela tarde o porta-voz vaticano segundo uma nota publicada hoje pela Sala Stampa.

"Por parte da Santa Sé, continua a nota, sublinha-se o desejo –expresso anteriormente com ocasião da recente visita do Presidente Peres ao Santo Padre– ‘de uma rápida conclusão das importantes negociações ainda em curso’ para solucionar de comum acordo os problemas existentes".

Na referida entrevista, Dom Sambi, atual Núncio Apostólico de Sua Santidade nos Estados Unidos da América, afirmava que o Acordo econômico entre a Santa Sé e Israel ainda não se assinou "após quase dez anos de negociações inúteis por causa dos contínuos atrasos dos encontros por parte da delegação israelense, da ausência de poderes de decisão da mesma, em uma palavra por causa da ausência de vontade política".