O Papa Bento XVI nomeou hoje Bispo da Prelatura de Cafayate, com território nas províncias de Salta, Tucumán e Catamarca, ao sacerdote espanhol Mariano Moreno García, O.S.A., até agora Pároco da Catedral de Cafayate.

O novo Bispo-Prelado sucede Dom Cipriano García Fernández, O.S.A., cuja renúncia foi aceita ao ter alcançado em janeiro passado o limite de idade de 75 anos.

O Bispo eleito nasceu na localidade de Milagres, Burgos (Espanha), em 1938. Aos doze anos ingressou no seminário "Escola Apostólica de São Agostinho", em Palencia, onde estudou Teologia. Posteriormente realizou os estudos eclesiásticos. Obteve a licenciatura em Pedagogia pela Universidade da Salamanca.

Ingressou na Ordem de São Agostinho em 1957 e recebeu a ordenação sacerdotal em 9 de julho de 1964.

Depois de realizar diversos encargos em sua Ordem, desempenhou-se como Vicário Regional da Prelatura de Cafayate de 1996 até 2002. Es atualmente Pároco da catedral de Cafayate; membro do Colégio dos Consultores, economista da Prelatura e conselheiro do Vigário regional.

A Prelatura territorial de Cafayate foi criada em 8 de setembro de 1969 pelo Papa Paulo VI com território das províncias de Salta, Tucumán e Catamarca.  Sufragânea da arquidiocese de Salta, tem uma superfície de 46.847 quilômetros quadrados e uma população de 60 mil habitantes, dos quais o 98% são católicos.