Fontes da Santa Sé confirmaram a ACI Digital que o Papa Bento XVI estaria por concluir a encíclica sobre a Esperança que segundo o jornal italiano La Repubblica levaria o título "Spe Salvi" –Salvos pela Esperança– mas explicou que o Pontífice vem trabalhando simultaneamente em outros dois textos importantes, incluindo um documento social.

Depois do anúncio do tema da próxima encíclica, que segundo o jornal italiano, poderia publicar-se antes de Natal, a fonte da Santa Sé consultada pela ACI Digital assinalou que o Pontífice também está trabalhando em um documento de caráter social tal como se anunciou informalmente durante as recentes férias do Papa do passado verão.

Este texto, "que poderia ser ou não uma encíclica, seria uma atualização do tema da Populorum Progressio da perspectiva dos desafios sociais e éticos expostos pela globalização", disse a fonte.

Este ano se celebraram os 40 anos da Populorum Progressio, a encíclica em que o Papa Paulo VI abordou o tema do desenvolvimento humano como um fenômeno integral que devia ter efeitos políticos, sociais, éticos e espirituais.

"Não houve, portanto, uma mudança de tema no interesse do Santo Padre, mas sim está trabalhando em diversos textos em paralelo, como já o fazia como teólogo e como Cardeal," explicou a fonte.

Segundo a mesma fonte, Bento XVI estaria trabalhando em um terceiro texto: a segunda e última parte de seu livro sobre o Jesus Cristo. Nesta segunda parte, abordará as passagens referidas à Paixão, a Ressurreição e os Evangelhos da infância de Jesus.

"Esta obra teológica e pessoal do Papa, que será a segunda parte de Jesus de Nazaré’, também está sendo trabalhada, sem deterioro dos documentos oficiais que tem pensado publicar magisterialmente", a fonte concluiu.