Ao receber hoje no Vaticano a uma centena de Superiores Gerais das Sociedades Missionárias de Vida Apostólica, o Papa Bento XVI destacou a "vitalidade perene da vocação missionária da Igreja" e assinalou que um dos sinais prometedores de sua renovação nos últimos tempos é "o desejo crescente de muitos homens e mulheres laicos de cooperar generosamente na ‘missio ad gente’".

Ao dirigir-se aos Superiores Gerais que participam de um encontro promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos, o Santo Padre assinalou que "esta assembléia é um testemunho eloqüente da vitalidade perene da vocação missionária da Igreja e do espírito de comunhão que une aos membros de suas sociedades com o Sucessor de Pedro".

Em seu discurso breve, o Pontífice recordou aos participantes do encontro que "a comunhão com os sucessores dos Apóstolos segue sendo o critério e a garantia dos frutos espirituais de toda atividade missionária".

O Papa observou que um dos sinais prometedores da renovação da consciência missionária da Igreja nos últimos tempos era "o desejo crescente de muitos homens e mulheres laicos de cooperar generosamente na ‘missio ad gente’ e recordou que o Concílio Vaticano II recalcava que "a evangelização é um dever fundamental para todo o Povo de Deus".

Do mesmo modo, o Papa agradeceu a todos os missionários que "hoje como no passado deixam suas famílias e seus lares com o único objetivo de proclamar a Boa Nova de Cristo e de servi-lo em suas irmãs e irmãos", e que em muitos casos, "também em nossa época, "confirmaram heroicamente sua predicação derramando seu sangue e contribuíram ao estabelecimento da Igreja em terras longínquas".

Não obstante certa diminuição "no número de jovens atraídos pelas sociedades missionárias" e "uma conseguinte diminuição no alcance de sua atividade", o anúncio da missão "ad gente", está "apenas começando", assegurou o Papa.

Finalmente, Bento XVI animou aos presentes a "seguir fielmente os passos de seus fundadores, renovando os carismas e a dedicação apostólica que herdastes deles".