"Para a Bíblia a finalidade do embrião está clara, trata-se de uma unidade indissolúvel, de um processo unitário e coerente; compacto e harmônico" que já é uma pessoa humana, afirmou o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi.

Em uma mensagem enviada aos participantes da Conferência "Ontogêneses e vida humana", organizado pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolurum em colaboração com a Pontifícia Academia para a vida, o Prelado indicou que nos salmos se encontra "um termo hebreu muito estranho ‘golmi’, que indica algo arredondada ou cilíndrica: é a denominação simbólica do que chamamos ‘embrião’. No ventre materno está então a presença eficaz de Deus que intervém na formação desse ser humano".

"É uma espécie de criação continua –prosseguiu– que vê na concepção e no desenvolvimento do embrião a participação do Criador que já finalizou a criatura e que avança para sua plenitude".

Em outras palavras, afirmou, "a existência humana está plasmada e já está prefigurada a estrutura psicofísica do indivíduo" no embrião. "Deus delineia os dias do homem ainda antes que este exista. Para o Criador não só não é estranho esse pequeno germe de vida que é o feto, mas sim também é capaz de ver o futuro que ainda não está", concluiu.