O secretário de Organização e Ação Eleitoral do Partido Socialista Operário  Espanhol (PSOE), José Blanco, assegurou a uma delegação da Federação Estatal de Gays, Lésbicas e Transexuais (FELGT) a intenção do novo  Governo de impulsionar na primeira parte da legislatura as iniciativas legais oferecidas a estes coletivos durante a passada campanha eleitoral.

Durante esse encontro, o dirigente socialista atendeu a solicitação da FEGLT de que na primeira parte da legislação se empreenda a reforma do Código Civil para permitir o ‘matrimônio’ entre pessoas do mesmo sexo e a aprovação de uma Lei do Direito à Identidade Sexual, informou um comunicado do PSOE.

Por sua vez, Beatriz Gimeno, presidenta da FEGLT, classificou como “enormemente positiva” a reunião com Blanco pela prontidão mostrada pelo PSOE nestas reformas. Não obstante acrescentou que o dirigente socialista disse-lhes que ambas iniciativas legislativas poderiam ser remitidas às Cortes no final deste ano e princípio do próximo ano, no melhor dos casos.

Mais adiante, Gimeno explicou que nas coletivas como a presidida por ela “assume” que o ‘matrimônio’ entre homossexuais incluirá a adoção de crianças, posto que essa é a linha legislativa empreendida em comunidades como Navarra e País Basco, e logo será igual na Catalunha.