A 14° Campanha de Desarmamento Cidadão organizada pelo Programa Vida Consagrada da Secretaria de Governo da Prefeitura de Bogotá, acontecerá em doze paróquias de Bogotá onde as pessoas poderão trocar suas armas de fogo por bônus de produtos alimentícios de até 145 dólares.

O evento, que começará no sábado, dia 17, e se estenderá até na sexta-feira, dia 23 de novembro, tem como lema para os homens: "Entregar sua arma de fogo é demonstrar que tem calibre" e para as mulheres: "Sem armas lhe dará direto ao coração".

A campanha, que busca recolher 300 armas de fogo e mais de um milhão e meio de armas brancas, está orientado principalmente a evitar que menores sigam levando armas aos colégios, como ocorreu recentemente com um estudante de 14 anos, a quem lhe encontrou uma arma de fogo.

"Convidamos aos cidadão de Bogotá a compreender que entregar as armas é lhe dar valor à vida" assinalou o diretor do programa Vida Consagrada, Pe. Alirio López. "Nesta oportunidade entregaremos 190 milhões de pesos em bônus" que "poderão ser trocados" por mantimentos, adicionou.

As Paróquias onde realizará a jornada são: São João Bosco, Nossa Senhora de Lourdes, La Veracruz, O Divino Menino Jesus, Santo Atanasio, São Bernardino, São Eugenio, São José de Fontibón, São Basílio Magno, Nossa Senhora do Egito, São João Batista de Salle e Santa Maria de Jerusalém.

Desde 1996 em que se começou com as campanhas se organizaram 13 jornadas de desarmamento cidadão e se receberam 4.818 armas de fogo 42 mil cartuchos de munição e 580 artefatos explosivos de diferentes denominações. Apenas na jornada anterior do dia 21 de setembro foram recolhidas cerca de um milhão e duzentas mil armas brancas.