A agência LifeSiteNews.com informou que uma prestigiosa médica inglesa poderia perder seu trabalho por ajudar às mulheres para que optem por não abortar. A Dra. Tammie Downes está sob investigação por falta de conduta profissional logo depois de declarar em uma entrevista concedida ao jornal britânico Daily Mail que ajudou várias pacientes para que desistissem de submeter-se a este procedimento.

Na entrevista, Downes revelou que quando tem pacientes que consideram o aborto as faz valorizar o bom de ter um filho.

Estas declarações lhe valeram uma investigação empreendida pelo Conselho Médico Geral e poderia perder inclusive seu direito a praticar a medicina.

O periódico The Guardian informou que a investigação começou depois da queixa de um médico envolvido com o movimento 'pro-choice' (abortista) que acusou Downes de não seguir as linhas do Conselho.

Downes respondeu que ela não persuade às pessoas. "Dou-lhes a informação e as deixo pensar sobre a decisão que estão considerando. Tem que ser uma decisão da mãe, eu não tenho o direito de decidir por elas", indicou e reconheceu que cerca de um terço de seus pacientes desistem de abortar depois de conversar com ela.

Para a médica, "é muito lamentável que a gente se sinta ameaçada e não lhe permita gozar de liberdade de expressão. Os pacientes perdem quando os médicos não se sentem capazes de discutir os prós e contra de um aborto com eles".