O Bispo de São Luis, Dom Jorge Luis Lona, criticou uma exposição da revista Barcelona, da Universidade Nacional de São Luis (Argentina), e advertiu que "se a liberdade de expressão se estendesse à injúria, toda a pacífica convivência social se veria gravemente ameaçada".

Ante a recente exposição chamada "contratapa’s" que apresenta algumas das capas da revista Barcelona e que mostram imagens ofensivas contra a Igreja, como figuras distorcidas de religiosas, imagens de Cristo crucificado com frases blasfemas, e ofensas aos Santos, o Prelado emitiu um comunicado onde alerta que a discriminação contra "a Igreja Católica se converteu em uma metodologia política".

"As invocações a não discriminação freqüentemente são acompanhadas da maneira mais contraditória por esta prática ofensiva", manifestou.

Depois de assinalar que "a injuriosa discriminação anti-católica é uma ofensa que sofre a Igreja inteira", Dom Lona manifestou que "a liberdade injuriar não é um direito humano, mas sim a violação do direito humano a ser respeitado na própria dignidade".

Em seguida recordou que assim como no Parlamento Europeu se considera que a liberdade de expressão deve exercer-se dentro "dos limites que marca a lei e deveria coexistir com a responsabilidade e respeito dos direitos humanos, os sentimentos e convicções religiosas", na Argentina este "critério internacional deveria ser efetivamente reconhecido e aplicado".

"Ante estas situações dolorosas, a fé nos exige dar testemunho da verdade, com firmeza pacífica e serena. Nossa confiança está posta em Cristo, que por nossa salvação sofre os insultos e calúnias mais injustos, perdoando a seus inimigos e entregando sua vida na Cruz, para triunfar por sua Ressurreição", afirmou o Prelado.