O Presidente do Pontifício Conselho para os Laicos, e novo Cardeal eleito, Dom Stanislaw Rylko, afirmou durante a abertura do curso acadêmico da Universidade Católica Santo Antonio (Murcia), que "os laicos são também sujeitos ativos e responsáveis pela missão que Jesus Cristo encomendou à Igreja".

"Todos somos responsáveis pela missão, mas aos laicos, por sua própria vocação, corresponde a tarefa de procurar o Reino de Deus no âmbito dos assuntos temporários, dentro do marco das condições ordinárias da vida social e familiar", explicou.

Do mesmo modo, Dom Rylko recordou as palavras do então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger, pronunciadas durante o Jubileu de 2000 e nas que chamou a dar vida a uma nova evangelização, "capaz de fazer-se sentir no mundo que não encontra acesso à evangelização clássica".

"Tal e como assegura Bento XVI –explicou Dom Rylko– Deus não fracassa e também hoje encontrará novos caminhos para chamar os homens, com os que quer contar como mensageiros e servidores".